Regulamento Geral

VII JOGOS MAÇÔNICOS DO GRANDE ORIENTE DO DISTRITO FEDERAL - REGULAMENTO GERAL

1 – DA FINALIDADE
Art. 1º – Os JOGOS MAÇÔNICOS DO GRANDE ORIENTE DO DISTRITO FEDERAL, competição oficial do GRANDE ORIENTE DO DISTRITO FEDERAL – GODF, têm como objetivo a integração e a confraternização dos maçons membros das Lojas maçônicas jurisdicionadas ao GODF, da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal e respectivos dependentes (Cunhadas e Sobrinhos).

2 – DA PARTICIPAÇÃO
Art. 2º – Poderão participar dos Jogos, os maçons membros das Lojas maçônicas jurisdicionadas ao GODF, da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal e respectivos dependentes (Cunhadas e Sobrinhos).
§1º – É permitida a reunião de membros de mais de uma Loja para a formação de equipes. Nas modalidades coletivas, as Lojas que possuírem 03 (três) ou mais participantes na equipe receberão a pontuação na forma descrita no Art. 8º.
§2° – Cada atleta poderá participar de quantas modalidades e categorias desejar, salientando-se, no entanto, que não serão remarcados ou atrasados jogos, ou provas, em caso de coincidência de horários.
§3º – Dependendo do número de interessados e a critério da Comissão Organizadora, poderão, ainda, ser organizadas competições em separado para Cunhadas, Sobrinhos e/ou faixa etária em todas as modalidades, com premiação própria.

3 – DAS MODALIDADES
Art. 3º – As modalidades de esportes por equipe (coletivas) serão:
I – Basquetebol;
II – Futebol Society: podendo participar, por equipe, até 02 (dois) sobrinhos(as).
Parágrafo único – Nas modalidades coletivas poderão ser inscritos até 20 (vinte) atletas, já incluídos(as) os(as) sobrinhos(as), naquelas em que puderem participar.

Art. 4° – As modalidades de esportes praticados em dupla serão:
– Dominó;
– Peteca;
– Truco; e,
– Voleibol de Areia

Art. 5º – Serão as seguintes as modalidades individuais de esportes:

– Corrida/Caminhada 5km;
– Damas;
– Futebol de Mesa;
– Natação;
– Orientação;
– Pôquer;
– Sinuca;
– Tênis;
– Tênis de Mesa;
– Tiro Esportivo; e
– Xadrez.
§1º – Cada modalidade de esporte contará com regulamento próprio, aos quais os atletas deverão observância.
§2º – A Comissão Organizadora poderá modificar as datas ou mesmo cancelar a realização da modalidade, caso não seja atingido o número mínimo de inscritos/participantes.

4 – DAS INSCRIÇÕES
Art. 6° – As inscrições serão realizadas pelo interessado diretamente no sítio do GODF. O custo da inscrição, que dá direito à participação em todas as modalidades, é de R$ 20,00 (vinte reais).
Parágrafo único – Fica ressalvada a possibilidade de cobrança de valores relacionados a aluguel de equipamentos, taxa de manutenção e/ou taxa de ingresso, a ser definida no regulamento próprio de cada modalidade de esporte.

5 – DA DISCIPLINA E PENALIDADES
Art. 7º – Os casos de indisciplina serão punidos pelos árbitros conforme o estabelecido nas regras oficiais, regulamentos e praxes adotadas de cada modalidade esportiva.
§1º – As observações constantes nas súmulas e eventuais recursos dos casos de punição por indisciplina, serão analisados por uma Comissão Disciplinar, cujos integrantes serão indicados pela Comissão Organizadora e designados pela Secretaria Extraordinária de Esportes e Lazer do GODF.
§2º – Os recursos, instruídos com a súmula, deverão ser apresentados por escrito, a qualquer dos integrantes da Comissão Disciplinar, logo após o encerramento da respectiva competição.

6 – DA PREMIAÇÃO
Art. 8º – Serão premiados com medalhas os participantes que alcançarem as 03 (três) primeiras colocações em cada uma das provas.
§1º – Além das medalhas dos atletas, receberão troféus as Lojas que alcançarem os 03 (três) primeiros lugares nas modalidades coletivas.
§2º – As 03 (três) primeiras Lojas que obtiverem os melhores desempenhos gerais nos Jogos receberão troféus especiais.
§3º – Para efeito do estabelecido nos parágrafos primeiro e segundo supra, será observado o seguinte critério:
a) Modalidades individuais – Medalha de ouro = 3 pontos; Medalha de prata = 2 pontos; e, Medalha de bronze = 1 ponto.
b) Modalidades em dupla – Medalha de ouro = 5 pontos; Medalha de prata = 3 pontos; e, Medalha de bronze = 2 pontos.
c) Modalidades coletivas – Medalha de ouro = 10 pontos; Medalha de prata = 5 pontos; e, Medalha de bronze= 3 pontos.
§4º – Havendo empate no critério estabelecido no parágrafo anterior, será declarada vencedora a Loja que obtiver o maior número de medalhas de ouro, e, persistindo o empate, o maior número de medalhas de prata e de medalhas de bronze, sucessivamente.

7 – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 9º – O Congresso Técnico para a definição das tabelas e a divulgação dos horários será realizado obrigatoriamente até o dia anterior ao programado para a abertura e início dos jogos, devendo estar presente o Representante de cada Loja participante, os Coordenadores de cada modalidade e a Comissão Organizadora.

Art. 10 – O participante, devidamente uniformizado para cada tipo de modalidade, deverá se apresentar no local da abertura dos jogos e da competição até 15 minutos antes do horário previsto para o seu início.
Parágrafo único – Não serão atrasados ou antecipados jogos em virtude de problemas de transportes ou coincidência dos horários de provas.

Art. 11 – Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Rolar para cima