EDAC

DIRETRIZES PARA AUTORES DO 3º ENCONTRO DISTRITAL DE APRENDIZES E COMPANHEIROS (3º EDAC)

 

NORMAS DE PARTICIPAÇÃO

 

Público-alvo

  1. Aprendizes e Companheiros Maçons das Lojas jurisdicionadas ao Grande Oriente do Distrito Federal; e
  2. Mestres Maçons que desejem apresentar trabalhos do Grau 1 ou 2 também podem participar do evento.

 

Modalidade dos trabalhos

– Artigos científicos inéditos (apresentação de casos, discussões teóricas, perspectivas e proposições) de, no mínimo, oito páginas, no máximo, quinze páginas.

Apresentação dos originais

  1. Os trabalhos devem ser apresentados em arquivo no formato .doc (compatível com Microsoft Office Word 97-2003) fonte Arial, tamanho 12, espaçamento de 1,5, página tamanho A4. As margens devem ter as seguintes medidas: superior e esquerda 3,0 cm, inferior e direita 2,0 cm. O texto deve ser formatado em uma única coluna.
  2. Os artigos devem incluir uma folha de rosto com o título do artigo (centralizado, maiúsculo, negrito e fonte tamanho 12); nome do autor (sem abreviações, centralizado, negrito, apenas as iniciais de cada nome em maiúscula e fonte tamanho 11), Loja à qual está vinculado, e-mail.
  3. Os trabalhos se dividirão em quatro partes: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências. O título de cada seção ou subseção deve estar em negrito. Deve-se colocar o título de seção em caixa alta e o título de subseção com a primeira letra de cada palavra em caixa alta e o restante em minúsculas. Não deve haver espaço adicional entre os parágrafos.
  4. Os limites de páginas de cada modalidade de trabalho incluem folha de rosto, mapas, ilustrações, tabelas, referências e notas.
  5. As tabelas e figuras devem ser referidas no texto e numeradas de acordo com a sequência. As tabelas devem ter legendas na parte superior e as figuras na parte inferior. Ambas devem vir em arquivos separados do arquivo de texto e detalhadamente referenciadas.
  6. Maiores considerações se encontram na ABNT NBR 14.724 da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

 

Chamadas no texto

  1. As chamadas devem ser completas e uniformes. Elas devem ser escritas em fonte tamanho 12 (doze) e separadas por um espaço simples posterior. No texto, as citações devem estar da seguinte forma: Citações indiretas: Almeida Filho & Shimabukuro (2000), Florenzano (2002), Novo et al. (2005) Citações diretas: Rosendo (2003, p. 43); (ANDRADE, 2015, p. 37).
  2. As notas devem ser evitadas. Caso necessário, devem aparecer no rodapé da página em que são mencionadas.
  3. Maiores considerações se encontram na ABNT NBR 10.520 da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

 

Referências

  1. As referências serão apresentadas ao final do trabalho, em ordem alfabética do último sobrenome do autor, alinhadas à esquerda, conforme exemplos apresentados a seguir.
  2. O uso de textos disponíveis na internet é válido, desde que exista a devida CITAÇÃO DE SUA FONTE. Não se constituirá artigo inédito aquele que seja retirado de um texto publicado na Rede Mundial de Computadores e não possua a identificação de autoria.
  3. Maiores considerações se encontram na ABNT NBR 6.023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
  • artigo em periódicos ALMEIDA FILHO, R.; SHIMABUKURO, Y. E. Detecting areas disturbed by gold mining activities through JERS-1 SAR images, Roraima State, Brazilian Amazon. International Journal of Remote Sensing, v. 21, n. 17, 2000, p. 3357-3362.
  • livros FLORENZANO, T. G. Imagens de Satélites para Estudos ambientais. São Paulo: Oficina de Textos, 2002, 97 p.
  • capítulos de livros CASTRO, S. S. Micromorfologia de Solos Aplicada ao Diagnóstico de Erosão. In GUERRA, A. J. T.; SILVA, A. S; BOTELHO, R. G. M. (org.) Erosão e Conservação dos solos: Conceitos, temas e aplicações. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1999, p. 127-163.
  • dissertação ou tese BOGGIONE, G. A. Restauração de imagens do satélite Landsat-7. (INPE- 10462TDI/929). Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, São José dos Campos, 2003, 160 p.
  • eventos NOVO, E. M. L. M.; BARBOSA, C. C. F.; FREITAS, R. M.; MELACK, J.; SHIMABUKURO, Y. E.; PEREIRA FILHO, W. Distribuição sazonal de fitoplâncton no Lago Grande de Curuai em resposta ao pulso de inundação do Rio Amazonas a partir da análise de imagens MODIS. In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), 12., 2005, Goiânia. Anais… São José dos Campos: INPE. Artigos, 2005, p. 3175-3182. CD-ROM, Online. ISBN 85-17-00018-8.

 

Submissão do Artigo

  1. O artigo deverá ser encaminhado, em meio digital para a comissão organizadora do evento, pelo e-mail: [email protected]
  2. Os trabalhos serão apreciados pela Comissão Avaliadora do 3º EDAC. Os autores serão informados sobre a aceitação ou recusa de seus artigos dentro do prazo previsto no cronograma.
  3. Caso sejam necessárias modificações nos trabalhos, os autores serão solicitados a apresentálas no prazo de 5 (cinco) dias.
  4. Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores. A reprodução das matérias é permitida, desde que seja citada a fonte.

 

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO
  1. Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em consonância com todos os itens listados nestas normas. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  2. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em nota de rodapé junto ao título.
  3. O texto seguirá os padrões de estilo e requisitos de referência previstos.

 

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
  1. Os autores manterão os direitos autorais e concederão ao Grande Oriente do Distrito Federal o direito de primeira publicação com inscrição de ISSN, depósito na Biblioteca Nacional e livre divulgação referenciada do material submetido.
  2. Os autores preencherão o TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS e o entregará assinado na data de apresentação do trabalho.

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

  1. Os trabalhos terão um prazo de quinze minutos de apresentação.
  2. Os trabalhos terão sua exposição em dois temas: Aprendizes e Companheiros.
  3. A Comissão Avaliadora divulgará os horários e locais das apresentações.
  4. Os apresentadores poderão utilizar o projetor, desde que enviem sua apresentação em mídia até o dia 5 de dezembro de 2019, por e-mail, para a Comissão Avaliadora.
  5. Os apresentadores farão jus a um certificado de participação, o qual será fornecido pela Secretaria de Educação do Grande Oriente do Distrito Federal. O certificado terá sua expedição em meio eletrônico.

 

CRONOGRAMA

 

Evento Prazo
01 Divulgação no site do GODF. A partir de 1º de outubro de 2019
02 Expedição de convite, pelos meios eletrônicos do GODF e de grupos de WhatsApp, para os obreiros das Lojas jurisdicionadas, para participarem do evento. 21 de janeiro de 2020
03 Recebimento de artigos. 1º a 15 de março de 2020
04 Avaliação e seleção dos artigos. 15 a 31 de março de 2020
05 Revisão dos autores (se for o caso). 1º a 15 de abril de 2020
06 Divulgação dos resultados. 16 a 20 de abril de 2020
07 Expedição de convite, por meios eletrônicos do GODF e de grupos de WhatsApp, para os obreiros das Lojas jurisdicionadas, para assistirem o evento. 21 a 24 de abril de 2020
08 Apresentação dos trabalhos. 25 de abril de 2020
09 Expedição dos certificados eletrônicos. A partir de 27 de abril de 2020
Rolar para cima